CIBERFEMINISMO | O CONCEITO

Atualizado: 25 de Jul de 2018

Optamos pelo uso do termo Ciberfeminsmo por entender que ao vincular ‘ciber’ e ‘feminismo’ criou-se uma nova concepção na história do feminismo nos meios tecnológicos da informação, que tem potencializado ações político-intelectuais no enfrentamento ao controle e poder masculino na sociedade e no ciberespaço (SOLLFRANK, 2007). Um conceito forjado no âmbito dos movimentos feministas do século XXI numa sociedade conectada em rede, criando novas formas de relação entre TICs e as mulheres e entre elas no ciberespaço (De Farias, 2015).

Além disso, não só tomamos como referência o uso das tecnologias feito por redes feministas no ciberespaço, mas também pelo reconhecimento de que estas tecnologias têm possibilitado novos arranjos aos movimentos sociais e aberto possibilidades para ocupar novos e antigos espaços de disputa e controle do poder da comunicação.


#CiberfeminismosBrasil #Ciberfeminismos #CiberfeminismosAméricaLatina #Conceito


0 visualização
  • Blogger ícone social

O Blog CiberFeminismo é um ciberespaço para debater sobre as implicações teóricas, práticas e políticas acerca do ciberfeminismo a fim da transformação social, em especial da destruição do patriarcado e todas as suas ramificações opressoras e excludentes.

Tem pesquisado este tema? Envie sua produção. Critique, sugira, opine. Vamos superar por incorporação! 

  • issu

O E-book Ciberfeminismo no Brasil: ativismo no ciberespaço traz um exame acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, especialmente a Internet, feito por ciberfeministas brasileiras no século XXI.

Da primeira e segunda onda ciberfeminista ao estudo de caso da rede brasileira Universidade Livre Feminista, apresentamos o processo histórico de surgimento do ciberfeminismo no mundo e seus avanços no Brasil, um mapeamento destas experiências, assim como, a experiência brasileira na conjuntura dos ciberfeminismos, reconhecendo as especificidades históricas do país.

Autora | Leidiane de Farias

Capa | Doris Rabelo

Prefácio |  Julianin Santos

PARA ESTUDOS

Feminismo

Tecnologia

Feminismo

Classe

Feminismo

Raça

Feminismo

Geração

Feminismo

História

© 2018 por ciberfeminismo. Criado com Wix.com.

  • Twitter - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

SIGA

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now